terça-feira, 9 de julho de 2013

Os Faraós

O Faraó
Os Faraós eram os Reis do Antigo Egipto. Possuíram poderes absolutos na sociedade, decidindo assim a vida politica, religiosa, económica e militar.
Como a transmissão de poder no Antigo Egipto era hereditária, os faraós não eram escolhidos através de votos mas sim por terem sido filhos de outros faraós.
Dessa mesma forma, muitas dinastias duraram centenas de anos.

O seu poder
No agito, os faraós eram considerados deuses vivos.
Os egípcios acreditavam que os faraós eram filhos do Deus Osiris  por isso agiam como intermediários entre os deuses e a população do Antigo Egipto.
Os impostos que cobravam eram arrecadados no Egipto concentravam-se nas mãos dos Faraós, sendo que eles é que decidiam a forma que os tributos seriam utilizados.
Grande parte do valor arrecadado ficava para a própria família do Faraó, sendo esse usado para a construção de palácios, monumentos, compra de jóias...
Outra parte do mesmo era utilizado para pagar funcionários(escribas, militares, sacerdotes, administradores...)
e fazer a manutenção do reino.
Ainda com vida o Faraó começava a construir a sua pirâmide, pois esta deveria ser o seu túmulo para o corpo. Como os egípcios acreditavam na vida após a morte, a pirâmide servia para guardar, em segurança, o corpo já mumificado do Faraó e os seus Tesouros.
Nos sarcófagos era também colocado o livro dos mortos, contando todas as coisas boas que o Faraó fez na vida. Esta espécie de biografia era importante, pois os egípcios acreditavam que Osiris iria utilizá-la para julgar os mortos.

A maldição do Faraó
No começo do Sec. XX, os arqueólogos descobriram várias pirâmides no Antigo Egipto. Nelas encontraram diversos textos, entre eles um dizia que:
morreria  aquele que perturbasse o sono eterno do Faraó. Alguns dias após a entrada nas pirâmides, alguns arqueólogos morreram de forma estranha e sem explicações. O medo espalhou-se ente muitas pessoas, pois  os jornais divulgavam que a "maldição dos faraós"  estava a fazer vitimas. Porém alguns estudos verificou-se que os arqueólogos morreram, pois inalaram, dentro das pirâmides, fungos mortais  que atacavam os órgãos do corpo . A ciência conseguiu explicar e desmitificar a questão.

Eis algumas imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário